top of page

Dois ou Três

Atualizado: 20 de mar.


"Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" - Mateus 18:20.
"Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" - Mateus 18:20.

Quando Jesus fala essa frase em Mateus 18:20, Ele está nos ensinando, pelo menos, três coisas:


A primeira é que a Igreja só existe na coletividade e não na individualidade. Na individualmente somos Embaixadores. “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo..” - 2 Coríntios 5:20a. Um embaixador é um diplomata que representa sua nação em outra nação. Como cristãos somos pessoas chamadas por Deus para representá-Lo onde estamos inseridos, nesse mundo perdido. Como podemos fazer isso?

Nos parecendo com Cristo - Dessa maneira o mundo verá Seu caráter em e através de nós - "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" - 2 Coríntios 3:18.

Para isso fomos eleitos - “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” - 1 Pedro 2:9.

É na coletividade que somos corpo (Igreja), na individualidade somos membro do corpo. Há coisas que só alcançaremos como Igreja, na coletividade - “Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus” - Mateus 18:19.


A segunda é sobre a disciplina na Igreja - “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano” - Mateus 18:15 a 17.

Era um costume judeu, quando uma pessoa era repreendida e ela não aceitava e repreensão, a pessoa que repreendeu chamava mais duas ou três testemunhas para poder confirmar essa situação - “Uma só testemunha contra alguém não se levantará por qualquer iniquidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado que cometeu; pela boca de duas testemunhas, ou pela boca de três testemunhas, se estabelecerá o fato” - Deuteronômio 19:15.


A terceira é que mesmo a disciplina fazendo parte da vida coletiva da Igreja nunca deve ocorrer à parte de Cristo, ou seja, nunca em nome do orgulho, do ego ou do ressentimento, mas sempre em nome dEle.

 
 
 

1 Comment


Izabelly
Izabelly
Mar 20

Uau!!!!



Like
bottom of page